sábado, 27 de agosto de 2016

Resenha: Jogos Vorazes

“Que a sorte esteja sempre ao seu favor”

O primeiro livro da trilogia “Jogos Vorazes”, escrito por Suzanne Collins foi publicado em 2008, no Brasil, pela editora Rocco e conta com 397 paginas.
Após a queda da America do norte, uma nova nação chamada Panem surge, e, para reafirmar o domínio da capital sob os seus 12 distritos são realizados os jogos vorazes.
Anualmente, dois jovens de cada distrito são sorteados para os jogos, e vão para a arena, onde terão que lutar bravamente se quiserem sair de lá vivos, tendo como recompensa um prêmio que garante uma vida de luxo para a sua família.
Katniss Everdeen é uma jovem normal no seu distrito, o distrito 12, que, após a morte do seu pai num acidente numa das minas de carvão do seu distrito e a caída da sua mãe em uma forte depressão é levada a assumir toda a responsabilidade de casa, e, consequentemente cuidar da sua irmã mais nova, Prim.
Após a morte do seu pai, e para evitar morrer de fome, Katniss passa a ir todos os dias até a floresta caçar, onde conhece Gale, um garoto que passa a ser o seu companheiro de caçada e fiel escudeiro, até que o sorteio dos jogos é realizado e Katniss se vê obrigada a ir, preservando assim a vida de Prim.
Após a ida para a capital, Katniss passa por uma melhora nas suas habilidades com a ajuda de Haymitch, o ultimo vencedor dos jogos do seu distrito, Effie, sua escolta, e Peeta Mellark, o filho do padeiro e também o segundo participante dos jogos do distrito 12.
Durante os jogos, em meio a tantas mortes e conflitos Katniss conhece Ume, uma jovem tributo que lembra muito sua irmã, e, graças a isso e a sua esperteza uma forte aliança é gerada entre elas.

Ao final restam apenas quatro tributos, e em meio a tantas dificuldades, conflitos e uma pontinha de romance, katniss e Peeta se juntam, num final surpreendente, onde pela primeira vez na historia, dois jovens vencem os jogos vorazes e voltam para casa. 
Soraia Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário